sexta-feira, 25 de setembro de 2009

QUANTO MAIS SE MEXE, PIOR FICA!

Existem coisas que quanto mais se mexe pior ficam. Exemplifico: Quando não se pode errar. Você está com a última folha de cheque num cartório para pagamento de uma escritura, não pode errar na hora do preenchimento. Começa a preencher o valor dizendo internamente para si próprio não posso errar. De repente, você nota que colocou centavos no lugar de reais. Pronto, o que se temia aconteceu. É como diz Viktor Frankl, o medo se presta para produzir exatamente aquilo que se teme.

As pessoas com tendência compulsiva ao perfeccionismo sofrem, pois quanto mais se esforçam para não cometerem erros, mais cometem.

A mesma lógica vale também para os relacionamentos interpessoais: quanto mais criticamos ou reclamamos do comportamento de alguém, tanto mais negativamente a pessoa se comporta.

Assim, os que querem ser perfeitos combatendo as próprias fraquezas de maneira compulsiva, cada vez mais se tornarão imperfeitos. Quem combate com ira a falha alheia desperta cada vez mais inimizade.

Os que têm vontade exagerada de sempre fugir das dificuldades, arranjam cada vez mais dificuldades; os que lutam, exageradamente, contra todas as dificuldades, apenas aumentam-nas.
O que fazer então?

A receita: “Temos que aprender a aceitar certas coisas, a suportá-las e tolerá-las (em nós mesmos e nos outros), a simplesmente agüentá-las, só assim elas deixarão de ser importantes.” [Elisabeth Lukas]

É isso!
Paulo Alexandre
-x-x-x-
Inspirado em: Viktor Frankl e Elisabeth Lukas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _