sexta-feira, 11 de setembro de 2009

NUDEZ

Tive um pesadelo com a morte, espíritos e objetos de mortos.


No pesadelo, alguém está morto sendo velado na sala de uma casa ampla e bonita. A identidade do morto vai aparecendo progressivamente no sonho. É mulher-idosa, que fora uma atraente jovem cujo estilo de vida podia ter sido pouco recomendado, a não ser o fato de ser solteira.

Com medo não me aproximo da urna funerária para olhá-la. Mas, de longe vejo o rosto dela. As pessoas que chegam ao velório se aproximam do esquife, olham-na no rosto e com as mãos tocam as mãos gélidas e cruzadas do defunto. Tudo isso é assustador, para quem está numa casa desconhecida e velando um corpo de alguém que também não conhece. De longe contemplo.

De repente um objeto da morta está em minhas mãos, coisa de pesadelo. A impressão que tenho é a de que o objeto estava na urna da morta. O meu pavor aumenta. Não quero sequer olhar para o centro da sala onde está o centro das atenções do velório. Agora estava com algo dela em minhas mãos e não sabia decifrar que tipo de objeto era aquele. Sentia-me sujo com aquele objeto na mão, jogo-o fora; pois não queria ir à urna para devolvê-lo. Afasto-me mais ainda da urna e de longe fico observando o comportamento das pessoas que se chegam para a despedida da morta que não vejo de onde estou.

Isolado na sala do casarão, atordoado e com muito medo, enxergo o que ninguém enxergava: uma jovem de blusa vermelha de decote arredondado e uma saia preta um tanto erguida acenando para mim. Ela quer que eu me aproxime dela, talvez toque seu ombro e as mãos frias. Mas, ela é a idosa morta ali no caixão há quase doze horas. Ouço-a dizer: “Há muito que desejo lhe dizer algo, mas não sei como”. Eu não quero ouvir nada, tento fugir daquele lugar. Estou preso. E a voz dela continua a me perseguir: “Tenho uma coisa maluca para lhe dizer. Não adianta você tentar fugir, pois quanto mais você se afasta de mim, mais me atraí”.

Aterrorizado ainda mais, me esquivo. Entro num enorme banheiro e diante do espelho contemplo meu rosto assustado e pálido. Sinto a presença da morta. Ela está atrás de mim. Vejo no espelho: o corpo seminu de uma jovem. É a nudez de um espírito demoníaco, incomoda-me. Saio rapidamente do banheiro. Corro pelo corredor da casa. Tenho a impressão de estar sendo seguido. O espírito maligno é sedutor e quer aflorar o meu desejo. Eu não quero. Fujo da aparência do mal. Quero acordar, mas não consigo. Tento pedir ajuda, mas não dá. Confuso, quero apenas afastamento daquilo que não é do bem...

Como tudo passa, o insomnium ou o visum (ilusão), o pesadelo passou.

É isso!

Paulo Alexandre

Um comentário:

  1. Achei muito interessante e atraente a leitura desse sonho...porém ficam diversas interrogações ao final, como por exemplo; qual o sentido maior em descrever esse sonho??? o que deve ser despertado no leitor???? etcc...muito bom, porém misterioso!!!!!!!! abços Pastor

    ResponderExcluir

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _