quarta-feira, 14 de outubro de 2009

VOCÊ PODE SER UM CATALISADOR DE MUDANÇA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Estou contente por você estar visitando meu blog. Espero você para novas visitas.

Dito isto, comecemos por definir catalisador. De acordo com o dicionário Michaelis catalisador é uma substância química que provoca a catálise, isto é, pode acelerar ou retardar a velocidade de uma reação. Entretanto, catálise pode ser ainda ação ou reação entre duas ou mais pessoas. Deste modo, as pessoas podem ajudar na aceleração ou retardo da velocidade de mudança.

Mark Dever em seu curso “Spiritual Disciplines” afirma que, com base em Provérbios 27.17, uma pessoa pode afiar a outra, como o ferro afia o ferro. Diz ele, acertadamente, que nos relacionamentos íntimos, somos capazes de enxergar pontos fortes dos outros e pontos fracos. Mas, escolhemos estimular um ou outro.

A partir deste olhar, o cônjuge, os filhos, os parentes, os amigos seriam catalisadores de mudança. Tanto podem aumentar, quanto retardar a velocidade da mudança.

Isto nos revela o quanto a família é importante, para nos fazer crescer no que devemos crescer e nos fazer regredir no que devemos regredir. A família deve incentivar o aumento do bem e retardar a propagação do mal.

Viver no espaço comum da família (uma instituição democrática, de diversidade em faixa etária, cultural, financeira) é um grande desafio, que exige perseverança para que o ouro da bondade, da alegria, da fidelidade, da mansidão, do domínio próprio, do amor seja encontrado nas profundas escavações do relacionamento familiar e não na sua superfície.

Seja na sua casa, alguém que acelere a velocidade das boas mudanças. Treine, trabalhe arduamente para catalisar as boas mudanças nas pessoas ao seu redor. Você sabe que, no exercício físico, seu músculo sente quando você levanta um determinado peso. Mas depois ele vai se acostumando ao estresse que lhe é imposto e o movimento fica cada vez mais fácil será capaz de levantar mais peso. Da mesma forma, construa a catálise (aumento de velocidade) dos bons comportamentos.
É isso!
Paulo Alexandre
-x-x-x-
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=catalisador, acessado em out/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _