sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ATITUDE E DEPRESSÃO



“Sofro tanto com minhas depressões, mas não me deixo vencer por elas!” - diz um paciente.


Ao passo que outro diz: “Sofro tanto com minhas depressões que prefiro até morrer!”

Ambos têm depressão. A diferença está na atitude diante da doença. O primeiro paciente a enfrenta e o segundo contempla a morte como saída.

É isso!
Paulo Alexandre

Inspirado em Elisabeth Lukas, Prevenção psicológica. Editoras: Sinodal e Vozes, 1992.

Imagem  [http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/1138_nuvem/4122954_nuvemgato.jpg&imgrefurl=http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1138_nuvem/page6.shtml&usg=__urkrbt-meR6JMd4eA80-SgE9e50=&h=300&w=300&sz=14&hl=pt-BR&start=5&tbnid=kEw_rqTuOSczKM:&tbnh=116&tbnw=116&prev=/images%3Fq%3Dnuvens%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR]

Um comentário:

  1. Sobre a Depressão: são dois pontos de vista diferentes, porém o que tem a visão mais otimista, já sai em vantagem, é óbvio.
    Independentemente de qualquer linha de pensamento, lidar com a depressão é dolorido. Só que passou por isso sabe.
    A gente colocar nossa opinião numa reportagem de jornal ou num blog, olhando de fora é fácil.
    Vivendo a realidade, é bem mais difícil. Podemos culpar o mundo moderno, pelo aumento da depressão, pois é um mundo materialista, que faz os jovens quererem ser presidentes, reis, o melhor, o maior, etc.
    O comum, o normal, torna-se sinônimo de medíocre. Quando voce começa a perceber que não nasceu para ser um Pelé, uma Gisele Bündchen, nem um presidente de empresa, nem nada, aí seu mundo desaba. E pode ir desabando devagarinho por anos, décadas. E se fosse só culpa do mundo moderno, seria fácil.
    O que dizer do grande Abraham Lincoln, que sofria de depressão profunda? E ele viveu há mais de 200 anos atrás, quando não havia essa ansiedade consumista.
    Depressão é assunto complexo demais para que possamos resumi-lo a duas atitudes diferentes. Ambas são atitudes associadas a seres humanos, nossos irmãos, que independentemente do que possam pensar, merecem ser tratados com compaixão e humanismo.

    FCO

    ResponderExcluir

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _