segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O HOMEM E A MULHER ESTAVAM NUS

Quando dou palestra para casais menciono o texto bíblico acima (*). Revela a transparência, o diálogo, tão importante para a construção da harmonia conjugal.

As pessoas são dotadas da capacidade de comunicação verbal e não verbal. Elas podem falar ou ficar em silêncio, mas sempre estão se comunicando. É impossível a não comunicação.

Casais que querem lidar bem com os conflitos da relação a dois precisam de muita conversa. Mas, não é conversa fiada. É conversa que, pode até ser jogada fora, revelará os anseios do coração. Com delicadeza se pode falar ao outro o que não agrada tanto na relação conjugal. Sei que os homens não gostam muito desse papo. Entretanto, eles estão mudando. Dizem que os homens são ostras e as mulheres pé-de-cabra. Contudo, sei das exceções a essa regra. O importante é que ambos dialoguem com respeito.

Diálogo se aprende. O primeiro passo é a escuta. Quem sabe ouvir, seleciona, tenta compreender o ponto de vista do outro, dá feedback. São Tiago, o irmão de Jesus, diz que ouvir é melhor do falar. Ouça o outro tão perto de você. Ouça com o coração.

Fiz tudo isso, para apresentar a vocês algumas dicas para casais que em 1998 ou 1999 elaborei e alguém muito especial, fez os cartões. Veja como ficou.


É isso!
Paulo Alexandre
-x-x-x-
(*) Gênesis 2.25

Nenhum comentário:

Postar um comentário

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _