quinta-feira, 29 de outubro de 2009

OUTUBRO DUAS DATAS IMPORTANTES

Quero ressaltar duas datas, antes que termine o mês de outubro. É um mês especial por pelo menos dois motivos: a comemoração do dia das crianças (12/10) e a comemoração da Reforma (31/10). Duas datas, dois acontecimentos bombásticos.

A Reforma impôs a insegurança do livre exame das Escrituras Sagradas contestando o poder de um magistério autoritário de determinar o certo e o errado. Sendo assim, toda pessoa tem o direito e a liberdade de escolha em ler as Escrituras e se pronunciar sobre o assunto, o que implicará numa multiplicidade de interpretações. Por causa da Reforma jamais nos esqueceremos de nomes como o de Martinho Lutero e suas 95 teses; João Calvino o francês que, neste ano completa 500 anos, governou Genebra e refletiu as Escrituras letra por letra, além de escritos como as Institutas.

O dia das crianças é especial, coroado com um feriado. Não pense que estou tentando me enganar. Sei a razão do feriado. Mas não aceito que um país laico tenha feriados de cunhos religiosos. É contraditório. Sei que é apenas mais uma das contradições deste país de uma beleza iniqualável. Controvérsias a parte, quero dar uma salva de palmas para os pais que:
- Conversam com os seus filhos frequentemente;
- Abraçam todos os dias as suas crianças;
- Elogiam o que elas fazem de bom;
- Explicam o que está errado, quando precisa;
- Orientam com muita paciência e repetidamente;
- Ouvem com atenção as novidades que elas trazem da escola.

Pais, continuem a realizar reformas todo dia na vida de vocês. Não se acostumem com o jeito improdutivo da maioria, façam sempre diferente e para o bem estar de todos.

De acordo com a pediatra Biscegli (2008), no Brasil anualmente 55,6 milhões de crianças com menos de 14 anos de idade sofrem alguma forma de violência. Assim:
18.000 crianças são agredidas por dia;
750 crianças são agredidas por hora;
12 crianças são agredidas por minuto.

É necessário mudança.

É isso!
Paulo Alexandre
-x-x-x-
P.S. O tema da infância é bombástico no meu entendimento por três razões: a polêmica causada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a dificuldade da construção da história da infância e a polêmica que a forma de educá-la trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _