segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SEIS ESTILOS BÁSICOS DE PENSAMENTO

1º - Pensamento objetivo. Este estilo de pensamento separa as emoções, opiniões, reações, desejos e preconceitos dos fatos verdadeiros de determinada situação. Exemplo: alguém fez algo que o irritou, isto é um fato.  Por causa disso você a acha uma idiota. Ela não é idiota. O fato é que você a tem por idiota. É importante observar que os super preocupados esquecem de separar os fatos das possibilidades negativas. Atenha-se aos fatos, não às idéias trágicas de um enredo catastrófico.

2º - Pensamento emotivo. Pergunte-se: O que estou sentindo? inclua as sensações físicas. A pergunta ajuda a clarear as emoções para não confundi-las com o fato. Essa pergunta impede que as idéias, os atos, as decisões sejam guiadas pelas emoções inconscientes. Cuidado com armadilhas do tipo: você crê que não deve se irritar com alguém, a menos que ela mereça. É possível que você amplie a gravidade de um incidente que o enfureceu de algum modo, para justificar a sua raiva. O importante é sempre avaliar se a raiva é adequada ao ocorrido.

3º - Pensamento de apoio. Enxerga os aspectos positivos de uma dada situação. Concentra-se na forma de aprimoramento do que encontrou de bom.

4º - Pensamento de possibilidades. Faça a pergunta: O que é possível aqui?  Alguém fez algo que o magoou. Imagine-se aliado dessa pessoa. Que proveito poderá tirar da magoa? Transforme limões em limonada. Faça uma tempestade cerebral e ria das situações.

5º - Pensamento Crítico. Pergunte-se: O que está errado? O que poderia sair errado? É dominante nos perfeccionistas e nos superpreocupados o pensamento crítico. Eles buscam o erro. Não é o que aprendemos na escola?

6º - Pensamento estratégico. Pergunte-se: Qual é o próximo passo?

FONTE: POTTER, Beverly. O guia do preocupado: 21 maneiras de ficar tranqüilo e preocupar-se de modo inteligente. São Paulo: Editora Gente, 2006. P. 78-88 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _