segunda-feira, 22 de junho de 2009

ENSINA-ME A ENXERGAR AS BELEZAS ESCONDIDAS!

Paciente: Eu voltei por uma única razão: quero aprender a enxergar as belezas escondidas mesmo nas situações de adversidade.

Psicólogo: Que bom que você voltou! Isto é sinal de flexibilidade, desejo de construir sempre, confiança no outro e o lidar com a incerteza. Essas são atitudes interpessoais produtivas.

Paciente: Você quebrou as minhas pernas com esse discurso. Você não imagina quanto eu relutei de retornar, até pensei em procurar outro profissional para a continuação da psicoterapia. Mas a minha consciência falou alto e eu resolvi enfrentar a situação. Estou cansado de fugir aqui e acolá. Não sei se você fez de propósito, mas eu enxerguei pelo menos três belezas no meu retorno.

Psicólogo: Todo processo de educação é também um processo de frustração. Quem escolhe algo deixa de lado ou para trás uma porção de outras coisas. Mas é assim mesmo, toda escolha implica em ganhos e também em perdas! Entretanto, é necessário fazer escolhas. Indica que você sabe o que quer e para onde quer ir. Elisabeth Lukas afirma que quem não sabe para onde quer ir, acaba dando aonde não quer. Aprecio a sua escolha. Se você estivesse aqui por causa da fala de alguém, não estaria sendo espiritual; pois estaria se submetendo ao que os outros querem. Viktor Frankl diz que fazer apenas o que os outros querem é submeter-se ao totalitarismo e querer apenas o que os outros fazem é uma tendência ao conformismo. Ah! Diga-me quais belezas escondidas você enxergou.


Paciente: Nossos encontros semanais são tão ricos. Eu me sinto um privilegiado em fazer psicoterapia na posição de paciente. As pessoas deveriam fazer um esforço para romperem com a idéia de que psicólogo é para loucos. Fiquei impressionado com o conceito de escolhas. Entretanto, deixa-me mencionar as três belezas que vi. Enquanto você falava sobre o retorno ocorreu-me a idéia de que há um movimento contínuo nas relações interpessoais: todo encontro caminha para um desencontro que caminha para um reencontro. A outra idéia que me veio é que retorno faz parte do cotidiano. Os motoristas fazem durante suas viagens retornos. Retornar não é um fracasso, mas um meio de se posicionar no caminho correto. Não sei se é estatístico o que vou falar, mas tenho comigo, nesse instante, que retorno é mais usado em novas trajetórias. A terceira beleza que enxerguei é que construção leva tempo. Como gosto de jardim imaginei-me num projeto assim. Construir um jardim requer planejamento, local adequado em relação ao sol e às plantas que se pretende colocar no jardim, drenagem de acordo com as necessidades das plantas, enfim uma porção de detalhes que um técnico no assunto poderia descrever em páginas.

Psicólogo: Nosso tempo já está chegando no limite. Vou aproveitar os minutos restantes da sessão para dar-lhe uma tarefa. Durante a semana escreva o que vier à sua mente sobre: “potencialidades adormecidas”. Escreva sem receio!

Até breve
Paulo Pinto Alexandre
crp 06/44437-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _