terça-feira, 5 de outubro de 2010

VOCÊ ESTAVA NUA!

Gosto das palavras do profeta Ezequiel por algumas razões.
Ele viveu em campo de concentração. Fez parte dos israelitas exilados por Nabucodonosor em 586 a.C. Quem chega em um campo de concentração vivencia algumas fases. A ilusão de indulto é uma delas. O exilado acredita que o que está acontecendo com ele é só um pesadelo, que vai terminar rapidamente. Ele até enxerga o entorno como bonito. Mas com o tempo vai percebendo que terá de enfrentar um grande terror. Assim, ele vai aceitando e se amoldando ao que não se tem escolha.

Ezequiel escreve no capítulo 16 de seu livro a aceitação de 70 anos de exílio. Transcrevo parte dessas belas palavras.

"Quando você nasceu, ninguém cortou o cordão do seu umbigo, nem lhe deu banho, nem esfregou sal em você, nem a enrolou em panos. Ninguém teve dó bastante para lhe fazer qualquer uma dessas coisas. Quando você nasceu, ninguém gostava de você, e até a jogaram no mato. Então passei por perto e vi você rolando no seu próprio sangue. Embora você estivesse coberta de sangue, eu não deixei que morresse. Eu a fiz crescer como uma planta sadia. Você cresceu forte e alta e ficou moça. Os seus seios se formaram, e os seus cabelos ficaram compridos, mas você estava nua."

Quem passa por campo de concentração se dá conta de que o que lhe resta é apenas a vida nua. Não se tem bens, recebe-se um número, tem de fazer o que os outros querem...

Vejo Ezequiel relembrando o passado nesse texto. É bom em tempos de adversidades se apegar às boas lembranças do passado.

Talvez alguém nesse contexto se dirija aos céus para questionar sobre esses condicionamentos. Creio que a resposta do céu é que a pessoa humana é sempre livre para se posicionar diante dos condicionamentos.

Além disso, o texto é uma verdadeira declaração de amor.

O amor tem uma capacidade de reorganizar a vida de alguém e dos outros.

É isso!
Paulo Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _