terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O SEXO NO CONFESSIONÁRIO

O jornal Der Spiegel (no UOL) de 09/02/2010 traz notícia estampada com o título “Por dentro do escândalo de abuso sexual católico na Alemanha”. De acordo com os autores, a Igreja Católica alemã foi abalada por revelações de vários casos de abuso sexual. Aproximadamente 100 padres e membros laicos estão em suspeição de abuso nos últimos anos.

O confessionário que deveria ser instrumento de absolvição pela imposição de penitências estaria sendo usado para o desvio do penitente antes, durante ou depois da confissão.

Cito:
“...o Canisius College de Berlim, um colégio jesuíta de elite, revelou recentemente o passado sórdido de uma série de membros da ordem, que abusaram de alunos da escola nos anos 70 e 80. Depois disso, novas vítimas começaram a surgir quase que diariamente. Até a última sexta-feira, pelo menos 40 delas acusavam três padres jesuítas de terem molestado crianças e adolescentes, primeiro em Berlim e depois na Saint Ansgar School em Hamburgo, no Saint Blasien College, na Floresta Negra, e em várias paróquias da Baixa Saxônia, um Estado no norte da Alemanha.”

“...Segundo uma pesquisa da ‘Spiegel’ envolvendo 27 dioceses alemãs na semana passada, pelo menos 94 padres e membros do corpo laico na Alemanha são suspeitos de terem abusado de inúmeras crianças e adolescentes desde 1995. Um total de 24 das 27 dioceses responderam às perguntas da ‘Spiegel’.”

“Segundo o relatório, mais de 150 vítimas de abuso sexual se apresentaram com suas histórias nos últimos meses. Uma delas é uma mulher que, aos 15 anos, teve que assistir a um padre se masturbando no confessionário. Quando ela tentou fugir dele, ela apanhou das freiras que dirigiam o orfanato.”

"Um dos estudantes que experimentou pessoalmente o amor fraternal de um padre jesuíta é Robert K. Falando sobre seu tempo na escola em Bad Godesberg, ele diz: ‘Era difícil para nós, como garotos, suportar os avanços sexuais dos padres. Eles variavam de perguntas extremamente embaraçosas sobre detalhes minuciosos de ‘atos vergonhosos’ durante a confissão, até perguntas sobre beijos e carícias e, finalmente, a investidas sexuais sadistas concretas'. Um monitor, o padre S., 'fazia com que os meninos pequenos fossem ao seu quarto, fazia com que se despissem da cintura para baixo e deitassem de bruços em sua cama. O padre então batia violentamente neles com um cabide, realizando depois demonstrações de afeto'.”

"Há um amplo acordo de que este clima de sexualidade reprimida promove o abuso sexual de crianças nas escolas, orfanatos e paróquias. Vários estudos nos Estados Unidos concluíram que cerca de 2% de todos os padres católicos são pedófilos."

Leia mais em:
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2010/02/09/por-dentro-do-escandalo-de-abuso-sexual-catolico-na-alemanha.jhtm. Acessado em 09/02/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _