quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

JOVEM FARAÓ DO EGITO ERA DEFICIENTE FÍSICO

Descobertas recentes mostram que o Faraó do Egito (1234 a.C.) Tutancâmon era frágil e deficiente físico. Faleceu aos 19 anos de idade por causa de um grave ataque de malária e uma doença óssea degenerativa.


A malária é causada pelo parasita “Plasmodium falciparum” e já estava assolando o vale do Nilo. Isto é a mais antiga prova genética da ocorrência de malária encontrada em múmias de idade precisamente determinada.

Exames na múmia revelaram uma fratura de perna, provocada por uma queda. Além disso, os cientistas identificaram (numa investigação que durou 2 anos) as múmias do pai, da mãe, da avó e, talvez, de outros parentes do jovem Tutancâmon.

Embora Tutancâmon não tenha sido um dos grandes líderes do Egito, era o Faraó mais conhecido. Filho e sucessor de Akhenaton, que governou o Egito entre 1351 a.C. e 1334 a.C.

É interessante dizer que o poder e a riqueza da família real não impediram seus membros das doenças e das deficiências físicas. Segundo o artigo, várias múmias apresentam lábio leporino, pés tortos, pés chatos e degeneração óssea.

É isso!
Paulo Alexandre

Leia mais em:
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2010/02/17/estudo-mostra-que-farao-tutancamon-provavelmente-morreu-de-malaria.jhtm

Fonte: Estudo mostra que faraó Tutancâmon provavelmente morreu de malária John Noble Wilford, 17/02/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _