quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

EU LI A CABANA.

A Janete, minha querida irmã, emprestou-me "A Cabana" de William P. Young para a leitura. Demorei, mas li. Não gostei da tragédia do início do livro, dizem que é realidade. Então fica tolerável. Bem, cada leitor é um tradutor. Depois do meio para o final comecei a gostar mais. Como mestre em Ciências da Religião tenho alguns senões com a teologia do autor. Como psicólogo entendo o sofrimento da pessoa humana. O necessário é ser bereano, isto é, reter o que é bom.

Fiz algumas anotações. Frases ou palavras que penetraram meus ouvidos de maneira diferente. Gostei da expressão "correntes de ouro, ainda são correntes". Apreciei consideravelmente as questões: "Como isso afeta seu amor por seus filhos: Quando seus filhos não se comportam ou fazem escolhas diferentes das que você gostaria que fizessem? Quando eles são agressivos e grosseiros? Quando o aborreçem na frente dos outros?" Essas questões me fizeram pensar na realidade de que filhos são para a vida toda. Aprecie também a ídéia que a vida é uma ante-sala para a eternidade.

Quero ressaltar que amo algumas palavras. Fábrica é uma delas. Pérola é outra. O autor da cabana fala das pérolas como as únicas pedras preciosas feitas de sofrimento.

Achei interessante a trindade de terrores: religião, política e economia. Ao invés de tríade eu colocaria uma quadra. Incluiria o poder midiático.

Eu ri em dado momento. Deus diz para Mack: "Digamos que eu sei que você vai ter que passar por 47 situações antes de me ouvir com clareza suficiente para concordar comigo e mudar. Então, quando na 1a vez você não me ouve, não fico frustrada nem desapontada, fico empolgada. Só faltam 46x." O relacionamento de pais e filhos poderia ser construído assim. Os pais sabem quantas vezes precisam falar para serem ouvidos pelos filhos. Então, sabem que só faltam "x" vezes para a palavra cair no coração. Nem sempre as pessoas ouvem na primeira vez. Talvez seja por isso que os palhaços repetem várias vezes a mesma palhaçada, até que todos compreendam. Que os pais aprendam a repetir, quantas vezes forem necessárias.

Finalmente, gostei da frase " o amor verdadeiro nunca força". Aproveito para dizer que agora lerei os críticos para tecer comentários da cabana, afinal eu li e posso falar com propriedade.
É isso!
Paulo Alexandre

2 comentários:

  1. Também li, pensei coisas parecidas, na verdade queria mesmo é entender porque este livro se tornou uma explosão de vendas. Seria a carência da espiritualidade e dos valores em nosso tempo contemporâneo? Seria o mistério desvendado da relação entre Pai, Filho e Espiríto Santo?? (mesmo que teológicamente o livro utilize personagens não apropriados)ou seria a empatia ao sofrimento??? Aliás, quer ter uma multidão ao redor, coloque um ator a beira de uma rua, com seu carro parado ao lado, fazendo cena de sofrimento e verá um monte de gente desconhecida interessada no que ele possivelmente esteja sentindo ou sofrendo. Enfim, a única coisa que sei, é que queria ver o que tinha no fim deste livro, fora a tragédia do início...fui lendo até chegar a última página, e nada...risos. AINDA ACHO "O PEQUENO PRÍNCIPE MAIS PROFUNDO" (lembrando que não me candidatarei ao cargo de mister Universo...risos). Mas é isso, tirando algo bom de tudo o que li, penso que a vida deve ser leve, suave e divertida, devemos sim fugir da loucura deste mundo e da resolução tecnológica investida aos sentimentos, como numa grande rodovia, o melhor é desviar para a faixa da direita, reduzir a marcha e ser feliz, de qualquer forma você chegará ao seu destino; sendo feliz, observando a paisagem, curtindo o vento nesta longa estrada da vida, rindo com os amigos, atentando aos pequenos detalhes, que muitas vezes são pequenas Pérolas em meio a tantas conchas, sempre será a melhor escolha. Ainda mais porque tudo o que nos chama atenção, seja pela preciosidade ou beleza, é sempre o caminho lento de uma longa e linda atuação natural, seja da regeneração e ou do tempo, asimm cabe a citar mais uma vez a "Pérola", Fruto da tortura de um pequeno grão de areia no interior de uma concha. Ótima estrada a todos e muitas Pérolas ao final !!! Carlos

    ResponderExcluir
  2. "A vida é uma ante-sala para a eternidade" adorei a frase e realmente, achei essa definição perfeita.

    ResponderExcluir

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _