terça-feira, 15 de março de 2011

AS PLANTAS CURAM

Que certas plantas trazem benefícios para a saúde física e mental das pessoas é inegável. Contudo, pesquisas precisam ser realizadas para o esclarecimento científico desses benefícios.


Em minhas pesquisas no Repositorium da Universidade do Minho encontrei o seguinte estudo: "Óleos essenciais para aromaterapia". Quem quiser ler na íntegra deve acessar o seguinte endereço:


http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10751/1/tese.pdf


O objetivo da autora foi conhecer a composição dos óleos essenciais de plantas como a salvia, desenvolver uma alternativa de produção de metabolitos secundários através da manipulação biotecnológica.


Salvia sclarea L.


De modo geral, a aromaterapia tem tido como finalidades a indução de estados de relaxamento e repouso, o alívio da dor e a redução de sintomas de ansiedade e de depressão.


Segundo o estudo:



- Salvia officinalis e Melissa officinalis têm confirmado os respectivos efeitos na modulação do humor e do desempenho cognitivo


- Uma das utilizações dos óleos essenciais é em aromaterapia, uma terapia complementar que utiliza óleos essenciais para efeitos de recuperação de estados de depressão e ansiedade, perdas de memória e neuropatologias, relaxamento, redução dos níveis de estresse e alívio das tensões musculares.


- Os óleos essenciais podem também ser vistos como meio de tratamento de doenças neuropsiquiátricas que incluem o estresse, a depressão e a ansiedade.


É isso!
Paulo Alexandre


Nenhum comentário:

Postar um comentário

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _