terça-feira, 23 de novembro de 2010

APERTO NO CORAÇÃO

Alguém que se queixa de aperto no coração, não quer mais sair com os amigos, se esquece da vaidade que tinha, dorme muito ou muito pouco... Pode estar enfrentando uma depressão.

É importante investigar. Ir ao médico para checar se existe causas orgânicas em relação às queixas. Em caso de diagnóstico de sintomatologia depressiva, além do tratamento medicamentoso, é fundamental acompanhamento psicoterápico.

Os sintomas depressivos podem ser tristeza, autodepreciação, medo, choro, culpa, anedonia (falta de prazer em atividades que antes eram prazerosas), perda de interesse em atividade social, insônia ou hipersonia (sonolência excessiva)...

A depressão pode modificar algumas característica da pessoa. Uma pessoa de fácil adaptação a novos ambientes pode demonstrar dificuldades de adaptação...

A psicoterapia tem por objetivo elucidar os fatores desencadeantes e mantenedores da sintomatologia depressiva para realizar intervenções em busca do bem estar do paciente. Essas intervenções podem ser em relação a percepção das coisas e a forma de enfrentamento de situações do dia a dia.
Cuide-se!
É isso!
Paulo Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _