quinta-feira, 15 de julho de 2010

PROCURA-SE UM FIADOR!

Fiador é uma palavrinha que impõe nos relacionamentos familiares um palavrão. Para não sermos emocionais na análise dessa palavra envolvente vamos aos racionais.

O dicionário Houaiss (*) afirma que fiador é um adjetivo e substantivo masculino. O fiador é a pessoa que “se obriga a realizar o pagamento ou o cumprimento de obrigação de outra pessoa, caso o devedor não a cumpra no tempo e sob as condições preestabelecidas”.

Fiador é a pessoa que torce todo mês para que o afiançado faça o pagamento da obrigação que ele é o afiançador. Fiador é o último a saber que está devendo. Fiador é o que expõe seu CPF à investigação. Fiador é alguém que não soube dizer não. E, por que não soube? Talvez porque quem o solicitou era um parente ou um amigo mais chegado do que parente. Salomão diz em Provérbios que há amigo mais chegado do que parente. Acho que é por isso, que alguns não conseguem dizer não para um amigo que necessita de fiador, mas conseguem de alguma forma dizer não para os parentes.

Eu tenho amigo assim. Vivi um ano muito difícil na minha vida financeira em que ele, sem que o pedisse, ofereceu-me um salário mínimo por mês durante doze meses. Meu amigo não quis ser fiador, mas aquele que ajuda a pagar a conta. Tem de ser gente que convive com a gente e com quem a gente convive. Depois de alguns meses eu disse para ele que não precisaria mais. Salomão foi certeiro na sua experiência: há amigos que são mais chegados que irmãos. Graças a Deus por ambos, pois cada um tem o seu papel.

No meu entender fiador precisa ter além de boa ficha condições de pagar a conta, caso contrário terá muitos problemas antes e depois de afiançar.

Diante de tudo isso, pergunto-me: Tem sentido ser fiador?

No Houaiss diz que no regionalismo do Minho fiador diz respeito a uma “árvore que se planta junto a outra para a substituir se esta morrer”.

Talvez inconscientemente fosse esse o sentido dos padrinhos nos batismos de criança no catolicismo. A ideia acima do Houaiss me faz pensar nos filhos de criação no Nordeste do Brasil.

Para terminar, ainda recorro ao Houaiss, fiador é como fecho de segurança da espingarda, é como correia no freio dos animais, é “pedaço de cabo fino preso ao punho da espada em forma de alça para não escape das mãos de quem a maneja”.

É isso!
Paulo Alexandre

(*)http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=fiador&stype=k

Nenhum comentário:

Postar um comentário

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _