terça-feira, 29 de março de 2011

SAMU INFORMA: UTILIDADE PÚBLICA IMPORTANTE

As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes nos acidentes da estrada os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado. 

Para tal, o SAMU lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem na sua longa lista de contatos o NUMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: 'AA Emergencia' (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos). 

É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU ou quem nos acuda. Se lhe parecer correta a proposta que lhe fazemos, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos. 

É tão-somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação. Por favor, não destrua esta mensagem! Reenvie-o a quem possa dar-lhe uma boa utilidade. 

JOSIANE TROCATTI
Coordenadora Administrativa
SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

terça-feira, 22 de março de 2011

VONTADE DE ALGO!

Você já sentiu vontade de algo que não sabia o que era?


Até parecia que existia um vazio no seu interior.


Isto me fez lembrar da leitura do livro: "O patinho que não aprendeu a voar" do Rubem Alves. 


Taco um patinho amarelinho, lindinho, que gostava de brincar enquanto os irmãos aprendiam a voar. O tempo passou. Chegou o dia em que levantar vôo era preciso. Adivinha o que aconteceu com o pato crescido? Bem, vou deixar você ler o texto e fazer as suas descobertas.


Eu descobri o tédio, o grande mal da nossa época. Um sintoma do vazio existencial. 


Vivemos numa época em que podemos fazer tudo o que quisermos. Mas, tendemos a fazer o que os outros querem e queremos o que os outros fazem. 


Diante do tédio, Taco não comeu a porção de milho que lhe foi oferecida. Outros, diferentemente, podem comer excessivamente. 


O que você costuma fazer?


É isso!
Paulo Alexandre

terça-feira, 15 de março de 2011

AS PLANTAS CURAM

Que certas plantas trazem benefícios para a saúde física e mental das pessoas é inegável. Contudo, pesquisas precisam ser realizadas para o esclarecimento científico desses benefícios.


Em minhas pesquisas no Repositorium da Universidade do Minho encontrei o seguinte estudo: "Óleos essenciais para aromaterapia". Quem quiser ler na íntegra deve acessar o seguinte endereço:


http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10751/1/tese.pdf


O objetivo da autora foi conhecer a composição dos óleos essenciais de plantas como a salvia, desenvolver uma alternativa de produção de metabolitos secundários através da manipulação biotecnológica.


Salvia sclarea L.


De modo geral, a aromaterapia tem tido como finalidades a indução de estados de relaxamento e repouso, o alívio da dor e a redução de sintomas de ansiedade e de depressão.


Segundo o estudo:



- Salvia officinalis e Melissa officinalis têm confirmado os respectivos efeitos na modulação do humor e do desempenho cognitivo


- Uma das utilizações dos óleos essenciais é em aromaterapia, uma terapia complementar que utiliza óleos essenciais para efeitos de recuperação de estados de depressão e ansiedade, perdas de memória e neuropatologias, relaxamento, redução dos níveis de estresse e alívio das tensões musculares.


- Os óleos essenciais podem também ser vistos como meio de tratamento de doenças neuropsiquiátricas que incluem o estresse, a depressão e a ansiedade.


É isso!
Paulo Alexandre


quarta-feira, 9 de março de 2011

O ANO COMEÇOU!

O ano começa depois do carnaval. É o que todos dizem, principalmente os comerciantes. Então, o ano começou. O que você vai fazer no durante este ano? Que planos estão em pauta? Quais mudanças?


De minha parte vou listar algumas características de uma pessoa saudável.
Alguém empenhado na busca de sentido 
 Alguém sempre orientado para o transcendente (seja um sentido a realizar, seja uma pessoa a encontrar)
Alguém que por natureza o leva a se ultrapassar
Alguém que a transcendência de si mesmo constitui, assim, a essência da existência humana
Alguém que deveria se esforçar para ser digno da felicidade
Alguém que se esforça por uma razão para ser feliz
Alguém que ao descobrir um motivo para ser feliz dá lugar ao prazer e à felicidade
Alguém que sabe que a felicidade é a consequência do cumprimento do dever
Alguém que sabe que o prazer, para ser encontrado, deve ser precedido pela norma.
É isso!
Paulo Alexandre.

Fonte: Viktor E. Frankl

quarta-feira, 2 de março de 2011

TRÊS PALAVRAS

Domingo não gostei do que vi no Fantástico. Alguém fazendo uma chacota do hino nacional. Alguns podem dizer que numa democracia tudo é possível. Mas, a nossa democracia não permite queimar a bandeira do País num protesto. Entretanto, a Rede Globo pode fazer o que quer em horário nobre. Por quê? Não sei responder! Só sei que de minha parte tenho evitado assistir às programações da Globo. Dou uma olhadinha no Fantástico por conta de pessoas com quem convivo.

Bem, quero falar de três palavras que estão em meu coração já faz algum tempo. São elas: boa, agradável e perfeita. Hoje pela manhã (7h30) numa leitura do Evangelho de João com meus companheiros e companheiras de oração na Igreja Presbiteriana no Jardim Itapuan viajei até os tempos de Jesus. No capítulo quatro do evangelho, Jesus se encontra com uma mulher samaritana. Sabemos que os samaritanos e os judeus se evitavam. Entretanto, Jesus faz questão de passar pelo território dos samaritanos, parar no histórico poço de Jacó e conversar com uma mulher sobre água. Não vou descrever a beleza desse encontro, mas deixarei para você a oportunidade de descobri-la uma cuidadosa leitura desse capítulo do evangelho do apóstolo João.

Pensei em boa água, boa comida, boa roupa, bom carro. Tudo isso é agradável. No entanto, não é perfeito. As pessoas podem ter tudo isso e ainda sentir a necessidade de algo mais. À medida em que a concretude da vida é suprida outras necessidades aparecem. É por isso que a pessoa humana pode ser vista como essencialmente em busca de algo ou de alguém.

Em minha busca fui encontrado por Jesus, foi na minha adolescência. De lá para cá tenho procurado colocar em prática os princípios bíblicos. Sou um cristão praticante. Procuro sempre realizar as coisas para respeitar a Deus e ao próximo. Sei que isto é bom, agradável e perfeito aos olhos de Deus.

É isso!
Paulo Alexandre
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _