terça-feira, 25 de janeiro de 2011

QUAIS SÃO OS SEUS MOTIVOS?

Você busca um motivo para ser feliz? É um motivo do bem ou do mal?

Quem quer ser feliz a qualquer custo não tem um bom motivo. Quem assim age vai descobrir que a tal de felicidade estará cada dia mais distante.

Um bom motivo é querer o bem do outro. Lembro-me de João Batista que afirmou a respeito de Jesus: “Convém que ele cresça e que eu diminua”. Ele se deu conta de que seu tempo estava no final. Era a hora de passar a chuteira para o outro. Ele era apenas o preparador do caminho de Jesus. Fez muito bem a sua parte. A vida nos incumbe de certas tarefas para prepararmos algo para o bem dos outros. E, quando terminarmos; temos de ir adiante.

A impressão que dá é que a nova geração tem essa habilidade de mudança. Não se fica mais 20 anos numa empresa. Fica-se dois ou três anos. Faz-se o que se tem de realizar e continua a caminhada em direção ao topo da pirâmide.

É ali, no alto, que a felicidade está. Assim pensam os que estão abaixo do topo da pirâmide. Mas será que os que chegaram ao topo da pirâmide estão repletos de felicidade?

Creio que a felicidade está no motivo. Quem tem um motivo ou motivos para ser feliz pode encontrar a felicidade.

Quais são os seus motivos para ser feliz?

É isso!
Paulo Alexandre

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O GRITO DA NATUREZA!

Lembro-me de que no tempo de infância não levar um guarda-chuva significava desafiar a orientação materna. Mamãe dizia: meu filho, leve o guarda-chuva que hoje vai chover. Detestava levá-lo pelo tamanho e visibilidade. Fazer o contrário do que a mãe dizia gerava culpa. Entretanto, nem sempre o que ela dizia acontecia. Afinal, mãe não é divina. Elas falham. Se tivéssemos que fazer tudo o que elas dizem, viveríamos a vida no olhar delas. E estaríamos aprisionados para sempre.

Hoje a previsão de chuva vai além de se levar um guarda-chuva. É necessário ter na mochila um colete salva-vidas, uma corda, botas, capa. E se possível um bote inflável. Assim, em caso de enchente você tem a possibilidade de sobreviver. Ouvi uma reportagem trágica de um garoto que foi salvo de uma enchente, mas foi a óbito oito dias depois por causa da leptospirose.

Se chover forte não sai de casa. O que não significa segurança. No Rio de Janeiro e outras cidades muitas vidas foram ceifadas dentro de casa. Se chover forte, fique no trabalho. Faça hora extra.

A partir de agora teremos de conviver com essa problemática. Vamos nos adaptar da melhor maneira possível.

A natureza está dando seus gritos. A natureza geme a redenção, diz o apóstolo Paulo no livro de Romanos capítulo oito.

É isso!
Paulo Alexandre

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PAZ NO TRÂNSITO!

Nos últimos anos tenho tido por desafio dirigir em paz. Amo a palavra paz. É muito bom viver em paz. Ter paz e estar em paz. Seja em casa, com os vizinhos e amigos, no trabalho, consigo próprio e no trânsito.

Infelizmente a paz no trânsito não tem sido uma constante realidade.

Tenho observado o comportamento tranquilo de certos motoristas. Não sei se você já percebeu que muitos taxistas dirigem em paz. A paz é tanta, que acabam aborrecendo os apressados. Apesar do aborrecimento que causam em alguns, eles estão corretos.

De que vale estar sempre "costurando" para ganhar alguns segundos de vantagem à frente dos outros até o próximo semáforo?

De que vale ultrapassar um veículo e em seguida frear à sua frente? Há quem o faça só para aborrecer!

Acredito que deveríamos olhar para os taxistas tranquilos e para os que transitam em paz. Seus carros são apenas meios de transporte e nada mais. É, pessoas queridas, mudança de hábito tem ocorrido.

Esses dias eu estava no interior de São Paulo. Fiquei surpreso ao caminhar pelo centro de Águas de Lindóia. Ao pisar numa faixa de pedestre, os motoristas pararam e sinalizaram para eu passar. Até os motoqueiros tiveram esse comportamento. Achei que estivesse no Sul do país.

Mude! Faça a sua parte! Dirija em paz! Respeite a sinalização de trânsito! Dê preferência ao transeunte! Viva em paz! Seu corpo agradece! Sua saúde mental será melhor! Sua espiritualidade também!

É isso!
Paulo Alexandre

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

FUMAR EM CAFÉS, BARES E RESTAURANTES É PROIBIDO.

De acordo com pesquisas 30% dos espanhóis fumam. Cinquenta mil (50.000) pessoas morrem por ano na Espanha por causa de doenças relacionadas ao fumo.

A Espanha é o quarto maior produtor de tabaco da União Européia.

As multas são pesadas de 30 euros (R$ 66,00) até 600 mil euros (R$ 1,3 milhão).

No passado o discurso antitabaco era tipo por moralista. Era típico de evangélicos. Hoje é problema de saúde pública. Infelizmente muitos evangélicos são fumantes e não acreditam que tabaco faz mal. Por isso, fumam e fazem os outros fumarem. E o mais interessante, ou triste, é que esses outros são seus familiares.

Diziam os antigos que se Deus quisesse que as pessoas fumassem teria colocado uma chaminé na cabeça delas.

Ainda bem que as pessoas obedecem as leis por causa da punição no bolso. Então que venham as benditas leis.

É isso!
Paulo Alexandre
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _