terça-feira, 25 de maio de 2010

Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar?

Alguém muito especial mandou-me um e-mail com um texto do Jabor sobre a paciência. Eu li. Li com atenção. Precisava absorver letra por letra daquele assunto oportuno: paciência. Fui paciente na leitura. E, enquanto lia, repetia em meu coração "eu preciso e muito dela". Sem paciência o trânsito fica mais caótico ainda. Paciência acalma um coração ansioso por algo ou por alguém. Jesus mesmo disse: "basta a cada dia o seu próprio mal". Ele estava ordenando a paciência. Ah, como somos duros de coração. Como é difícil ser paciente. Ficar na sala de espera aguardando o atendimento sem reclamação.
Bem, no final do artigo o Jabor faz várias perguntas. Entre elas, a que me chamou mais a atenção foi a que coloquei no título. Eu repito: "Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar?"
É isso!
Paulo Alexandre.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

LI NO EL PAIS 17/05/210

- Dezenas de cristãos são expulsos do Marrocos.
- No fim de semana passado, mais uma dezena de pessoas foram expulsas do país, a maioria evangélicas. Várias delas se viram obrigadas a sair do país pela Espanha. Algumas foram acusadas pelas autoridades marroquinas de fazer proselitismo – um delito reconhecido no código penal do país – mas outras nem ficaram sabendo porque foram expulsas.

-x-x-
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2010/05/17/dezenas-de-cristaos-sao-expulsos-do-marrocos.jhtm

LI NO LE MONDE 17/05/2010

-No dia 17 de maio de 1990 a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de doenças mentais.
- Para o Islã da França, é também uma ocasião histórica para abandonar o preconceito que quer que os muçulmanos sejam obrigatoriamente homofóbicos.

-As tradições religiosas com frequência contribuem para reforçar a homofobia, por isso escolhemos o tema. Este ano, não pedimos que os crentes e especialmente os responsáveis religiosos aprovem a homossexualidade mas, algo bem diferente, que desaprovem a homofobia. Principalmente quando se trata de violências cometidas em nome de um Deus, qualquer que seja. Não pretendemos entrar no terreno da teologia, que não é o nosso; pedimos aos teólogos que venham para o terreno dos direitos humanos, que concerne a todos nós.

- E em sete países, principalmente no arco do Oriente Médio, a pena de morte é exigida contra os homossexuais, com base na sharia.
- Dois terços dos franceses são favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.
- Mas, principalmente para os jovens, a homofobia continua forte.
- Inúmeras famílias ainda rejeitam seus filhos quando eles revelam sua homossexualidade.

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde/2010/05/17/as-religioes-com-frequencia-contribuem-para-a-homofobia.jhtm

terça-feira, 18 de maio de 2010

O QUE MAIS QUEREMOS?

Rubem Alves diz (*) que as nuvens querem é virar chuva, os sabiás cantar antes do nascer do sol, os beija-flores ser capazes de bater as asas tão rápido para ficarem parados diante das flores e sugar o melzinho, já as rosas querem é banhar-se do sol e exalar o bom perfume.

E nós? Qual é o nosso maior desejo? Qual é o nosso para quê?

Viktor E. Frankl, o fundador da logoterapia, acredita que o "para quê" cada pessoa deve encontrar em algo ou em alguém. Não se pode dar e nem inventar. Para ele o ser humano é na essência um ser em busca de sentido.

Mesmo diante da tríade trágica (sofrimento, culpa e morte), que pode frutrar essa busca, a pessoa humana tem a responsabilidade de encontrar o logos (sentido).

Esse encontro é o motivo para a felicidade como efeito colateral.

É isso!
Paulo Alexandre

(*) No seu livro: "O patinho que não aprendeu a voar", São Paulo: Paulus.1987.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

DIA DAS MÃES.

Ser mãe é a arte de ser DESNECESSÁRIA.
Explico!
Quanto mais nova a criança mais precisa dos cuidados maternos. À medida em que a criança cresce e consegue autonomia, a mãe vai deixando a criança pedir ajuda. Assim, a mãe começa a realizar intervenções no cuidado da criança quando solicitada. A criança cresce mais saudável e a mãe cumpre a sua missão: SER DESNECESSÁRIA.
Felicidades a todas as mães!
É isso!
Paulo Alexandre
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _