sexta-feira, 30 de abril de 2010

FACETAS DE UM LIVRO

Imagine o formato de um livro. Pode ser aquele livro lido recentemente ou não. Dê vazão ao devaneio: a cor da capa, número de páginas, a temática... Invente!

Que livro você leu e o tem na lembrança? Fale aos outros sobre essa leitura. Você gostou da leitura e a recomendaria a um amigo? Você gosta de ler livros impressos? Lê pouco ou muito? Lê por prazer ou por obrigação?

Elisabeth Lukas diz que um livro é um espelho que faz refletir as caretas da humanidade. É também um elixir de vida que cuidadosamente alisa os rostos contraídos.

Leia! Um livro, dois livros... vários livros. Faça sua crítica. Estabeleça um filtro.

O livro do profeta Jonas é um pequeno livro, mas uma grande história. Narra a fuga de um profeta que questiona sua missão de paz entre os ninivitas. Há muitas caretas nesse livro. A careta da desobediência do profeta, as caretas da maldade dos ninivitas. É um livro que exala um elixir da vida que pode ser visto na paciência divina com o profeta fujão, na preservação da flora e da fauna.

Leia! Leia também os sessenta e seis livros! Refiro-me às cartas de amor do Pai dos Pais aos seus filhos escolhidos. Descubra neles o elixir de vida num amor impossível. Muitas gerações foram e estão sendo marcadas por esses livros. É um livro dos sonhos de José, de Jacó, de promessa...

Leia! Um livro é um espelho e um elixir.
É isso!
Paulo Alexandre

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A PAZ

O teólogo Günter Funke, que também atua em capelânia hospitalar, afirma que a paz se conquista não só com protesto de rua. Este, é apenas uma das facetas dessa busca. O trabalho intrafamiliar, silencioso, que se inicia na relação interpessoal de pais e filhos e de cônjuges é a faceta mais relevante. Para tal comprovação ele menciona duas personagens históricas símbolos da paz: M. Ghandi e M. Luther King. Ambos, segundo Funke, desfrutaram de relacionamentos positivo com suas mães, que eram bondosas e acolhedoras.

Assim, uma maternidade e paternidade responsável é uma forte contribuição na problemática da paz e para a plenitude de sentido.

É isso!
Paulo Alexandre

Inspiração: FUNKE, Günter. Busca de sentido e capacidade para a paz. In: Dar sentido à vida. Petrópolis/São Leopoldo: Vozes e Sinodal, 1990, páginas: 99-112.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

OS HOMENS GANHARAM COM O FEMINISMO

A afirmação do título não é de homens. Mas de duas importantes mulheres: a francesa Elisabeth Badinter em “O Conflito: A mulher e a mãe” e a inglesa Natasha Walter em “Bonecas vivas”.

Em que o feminismo contribuiu com os homens?

Bem, eles têm sexo mais aberto, mais freqüente e variado. Afinal, nenhuma mulher quer ser conhecida como reprimida. Eles não pagam mais as contas sozinhos. Os solteiros voltam para casa, depois de um encontro, com a carteira mais cheia. Os casados não são mais os únicos provedores do lar.

Para as mulheres o feminismo proporcionou melhores empregos com salários inferiores aos masculinos.

Um dado interessante de pesquisa em 2009 realizada pelo Instituto para Pesquisa Social e Econômica é que a renda de um homem aumenta cerca de um terço após o divórcio e a renda da mulher cai pelo menos 20% e permanece baixa durante anos, mesmo que ela não tenha filhos.

É relevante também pontuar que as meninas vão melhor na escola e representam 55% dos ingressantes nas universidades. E, jovens mulheres têm mais probabilidade de conseguir bons empregos.

Tal como Marx colaborou com o capitalismo inadvertidamente oferecendo-lhe reformulações a partir de suas críticas o feminismo fez o mesmo oferecendo vantagens ao patriarcalismo.

É isso!
Paulo Alexandre

Leia o artigo na íntegra em: http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/prospect/2010/04/04/por-que-o-feminismo-favorece-os-homens.jhtm

sexta-feira, 2 de abril de 2010

BULLYING

Bons tempos aqueles em que na hora do recreio na escola a convivência entre alunos era uma diversão. Hoje há o fenômemo "bullying". Palavra inglesa adaptada para denotar os atos repetidos de violência física ou psicológica no ambiente escolar. Alunos que perseguem, batem, insultam e ofendem outros alunos. No meu tempo de escola, que já faz um bom tempo, aprender era a grande aventura e o desafio do ambiente acadêmico. Infelizmente as coisas mudaram e para pior. O que será que a Escola é hoje? Bem, espero que os técnicos da área respondam. No meu tempo de faculdade lia a Patto.
É isso!
Paulo Alexandre
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