quarta-feira, 24 de março de 2010

DUAS MÃES

Um recém-nascido abandonado pelos pais foi adotado por duas cegonhas: a branca e a rosa. Elas eram generosas e protetores. Moravam na árvore dos sorrisos. O menino, Teodorico, cresceu sendo cuidado por duas mães, o que causava estranheza e até chacotas.


Numa ocasião, Teodorico foi preso num abrigo com outros meninos, que haviam sido abandonados por seus pais. Lá, os meninos zombavam dele dizendo: “Duas mães não formam uma família!” Ele se defendia: “Ai não? E o teu pai e a tua mãe formavam? Onde é que guardas o amor que eles te deram?” ...

Assim, a operacionalização de mudança de mentalidade a partir das crianças está ocorrendo na TV de Portugal com a história de Teodorico e suas duas mães. Devagar, pouco a pouco, a TV vai fazendo o que se propõem a fazer.

Se você quer ouvir ou ler essa história que está na RTP, TV em Portugal, eis o caminho:

http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/vamosouvir/index.php?k=Teodorico-e-as-suas-duas-maes.rtp&post=5673

É isso!
Paulo Alexandre

sexta-feira, 19 de março de 2010

DEZ RECOMENDAÇÕES

1a) Livre-se de tudo que o atrapalha;
2a) Corra com perseverança para o objetivo proposto;
3a) Fortaleça as mãos e os joelhos. Faça caminhos retos para seus pés;
4a) Esforce-se para viver em paz com todos;
5a) Cuide para que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação contaminando seus ambientes;
6a) Constância no amor fraternal, sem se esquecer da hospitalidade;
7a) Faça o bem e reparte com os outros;
8a) Tenha consciência e mãos limpas;
9a) Tenha convicção de coisas melhores em relação aos outros;
10a) Avance para a maturidade.
É isso!
Paulo Alexandre

segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a homenagem que o Conselho Federal de Psicologia faz às mulheres – grande parte das profissionais de Psicologia - vem marcada pela reflexão sobre os efeitos psicológicos da violência contra a mulher, que segue presente na experiência de vida desta população.


Este boletim especial sobre o Dia Internacional da Mulher traz dados inéditos sobre a presença da mulher na profissão, construídos a partir de informações das psicólogas e psicólogos que participam das pesquisas do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), além de dados nacionais que contextualizam o tema e análise sobre os impactos da violência sobre as mulheres.

1 - Efeitos psicológicos da violência

Uma em cada cinco mulheres foi agredida pelo menos uma vez e mais da metade das vítimas não procura ajuda, de acordo com pesquisa é da Fundação Perseu Abramo. O levantamento, de 2001, aponta que 11% das brasileiras com 15 anos ou mais já foram vítimas de espancamento, e o marido ou companheiro haviam sido responsáveis por 56% desses casos de violência. Assédio moral e sexual, tráfico de pessoas, estupro e atentado violento ao pudor são exemplos de violência já tipificados no ordenamento jurídico brasileiro.

O combate à violência contra a mulher tem apresentado avanços, em especial com a aprovação da Lei Maria da Penha que, no entanto, recebe questionamentos nas instâncias jurídicas. No final de fevereiro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que, em caso de violência doméstica que provoque lesão corporal leve, a ação penal depende de representação da vítima, ou seja, depende de a mulher apresentar a denúncia.

Para o movimento de mulheres, e para o CFP, tal situação é um retrocesso, pois é sabido que uma das maiores dificuldades no combate à violência – sobretudo à doméstica – é o contexto em que ocorre essa violência, no qual as mulheres sofrem ameaças, temem pela sua família, e em muitos casos acabam abrindo mão dos processos após os momentos de violência.

“A Lei Maria da Penha tinha trazido uma mudança significativa nesse tema, que está agora sendo desafiada. São coisas que perpetuam violência e que precisamos enfrentar no Brasil”, afirma a conselheira do CFP, Jureuda Guerra.

Os efeitos psicológicos da violência contra as mulheres podem emergir em diferentes sintomas, que variam da violência física visível (machucados, aborto) a distúrbios emocionais, uso abusivo de álcool e outras drogas, isolamento, problemas no trabalho.

Danos das violências são freqüentes – tais como pesadelos repetitivos; ansiedade, raiva, culpa, vergonha; medo do agressor, quadros fóbico-ansiosos e depressivos agudos, queixas psicossomáticas, isolamento social e sentimentos de estigmatização.

Para na conselheira Jureuda Guerra, “as mulheres em situação de violência perdem com mais freqüência o emprego, têm mais dificuldades em negociar aumentos salariais e promoção na carreira profissional, principalmente por ficarem em dúvida com relação ao que seu parceiro irá pensar de sua promoção”, avalia Jureuda. Ela aponta também dificuldades para cuidar de si próprias, estudar e desenvolver formas de viver com conforto e autonomia, contribuindo ainda mais para seu sofrimento psíquico e social.

“Nossa experiência nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) nos faz perceber que a grande demanda, atualmente, é mulheres que têm na sua história situações de violência doméstica e familiar, que acaba se refletindo em sofrimentos psíquicos”. Para ela, as políticas públicas precisam olhar com mais atenção esses sofrimento e o perfil da população atendida, para conseguir realizar atendimentos que respondam às demandas reais dessas mulheres, algo ainda por ser construído no Brasil.

“Também notamos um forte uso de antidepressivos, sobretudo por mulheres entre 25 e 40 anos. Quando olhamos as histórias delas, encontramos muitas situações de violência doméstica”, avalia Jureuda, psicóloga e especialista em saúde mental e em saúde pública.
 
Conselho Federal de Psicologia.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _