segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O Clube do Bolinha

Assita ao programa da Redetvmais em que eu e outros dois convidados falamos sobre o clube do bolinha.
www.redetvmais.com.br/showmais/index.asp?dia=4&mes=11&ano=2009

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

É SÉRIO

Quero lhe falar uma coisa muito séria.

O desejo que se alimenta no coração pode ser bom e, mesmo que, as estratégias de conquista dele sejam as melhores ainda assim, os resultados podem não ser imediatos.

As coisas não acontecem da noite para o dia.

Mas é necessário dar o primeiro passo, ainda que seja bem pequeno. Pois, as cachoeiras majestosas se formam de pequenas nascentes, bem como os milênios se sucedem segundo a segundo. O autor de um best seller sabe que seu livro foi escrito letra por letra, foi uma longa caminhada feita passo a passo, dia a dia e pouco a pouco. Entretanto o importante é começar e persistir.

Assim, não perca a oportunidade.
É isso!
Paulo Alexandre

-x-x-x-
Bibliografia: RANGEL, Alexandre. O que podemos aprender com os gansos. São Paulo: Editora Original, 5a ed., 20003.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O MOMENTO CERTO

Num mosteiro havia um monge que sempre estava sorridente e se sentava próximo a um altar. Um dia um homem entrou no mosteiro e depois de observar o monge perguntou-lhe:

- Por que o senhor está sorrindo?
- Por que entendo o significado das bananas – disse o monge abrindo a bolsa que carregava e tirando de lá uma banana muito madura (passada/quase podre). – Esta é a vida que passou e que não foi aproveitada no momento certo, e agora é tarde demais. Em seguida, tirou da bolsa uma banana ainda verde. Mostrou ao homem e tornou a guardá-la. – Essa é a vida que ainda não aconteceu, é preciso esperar o momento certo – disse o monge. Por fim, tirou da bolsa uma banana madura, descascou-a e a dividiu com o homem, dizendo: - Este é o momento presente. Saiba vivê-lo sem medo.
É preciso estar atento para saber o momento ideal de aproveitamento de oportunidades e de introdução de mudanças diante das perspectivas de mercado e de crescimento. Alguns se precipitam e outros agem tarde demais.
É isso!
Paulo Alexandre

-x-x-x-

Inspirado em: RANGEL, Alexandre. O que podemos aprender com os gansos. São Paulo: Editora Original, 5a ed., 20003.



quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TÉCNICAS AVANÇADAS DE NEGOCIAÇÃO

Sexta-feira dia 13/11/09 foi aquele dia. Inscrito no curso de técnicas avançadas de negociação na Fundação Instituto de Administração/FIA, desloquei-me de Santo André a Pinheiros, Capital. Como precisava estar na Rua Navarro de Andrade às 9h00 optei por transporte público. Peguei o trem na estação de Santo André em direção ao Brás as 7h30. Estava preocupado em vivenciar o "sardinha em lata"; mas não foi tão ruim, apesar da lotação. Cheguei ao Brás. Só de lembrar me dá sudorese nas mãos. Caminhei em direção ao metrô. Meu destino era a Barra Funda, donde tomaria um ônibus até a FIA. Próximo à plataforma de embarque uma fila, entrei nela como bom brasileiro. Chegou o primeiro trem/metrô lotado; mas parou, abriu a porta e as pessoas de fora começaram a empurrar as que estavam à porta do vagão lotado até que alguns coubessem no vagão. Horrorizado fiquei do lado de fora. Veio outro trem/metrô se repetiu a cena. Fiquei, novamente, na plataforma. Estava duplamente horrorizado. De um lado, pela lotação e, de outro, pelo povo que se submete a uma situação tão desumana. Veio outro trem/metrô. Percebi que eu precisava ir. Uma pessoa entrou, empurrou, arrumou vagas e eu, não perdi tempo, entrei. As portas se fecharam. O horror triplo tomou conta de mim. Os movimentos do trem/metrô faziam as pessoas irem para lá e para cá, num dado momento eu e outros estávamos servindo de ancoragem para os demais. Por causa disto, no dia seguinte senti dores pelo corpo. Mas, graças a Deus na Estação Sé o metrô ficou vazio. No horror de uma reflexão solidária por um povo que sofre, lembrei-me das palavras do apóstolo da fé: "Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro" [Romanos 8.36]. Senti-me como ovelha num vagão sendo levada para o matadouro. Fiquei imaginando o tamanho da tragédia se ocorrer um acidente num desses horários de pico. Bem, eu cheguei a Barra Funda e continue na minha trajetória até Pinheiros. A viagem de ônibus foi mais tranqüila, até porque depois daquele horror no metrô nada poderia ser pior. Cheguei pontualmente às 9h no curso. Saí de lá às 18h11. E enfrentei tudo de novo. Cheguei em casa 21h. Quanto tempo se desperdiça em transporte público. E, não dá nem para aproveitar o tempo, pois em horário de pico não dá nem para segurar, imagine ler. Na volta encontrei pessoas solidárias. Duas se prontificaram em carregar minha pequena pasta. Eu aceitei.
É isso!
Paulo Alexandre

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

NOVELAS DA GLOBO E AUMENTO DOS DIVÓRCIOS

Recebi um e-mail do Rubem Amorese chamando me a atenção para um importante estudo de janeiro deste ano. Não perdi tempo acessei a página dele (http://www.amorese.com.br/OBRAS/PUBLICADOS/Publicados106.html). Li que o divórcio cresceu em nosso país sob a influência de novelas. Uma pesquisa (http://idbdocs.iadb.org/wsdocs/getdocument.aspx?docnum=1856109) revela a correlação significante entre as novelas da globo e o aumento dos divórcios.

Se você compreende bem o inglês acesse o endereço da pesquisa. Caso contrário, acesse o site do amorese. Se eu fosse você leria os dois.

-x-x-x-
http://www.amorese.com.br/OBRAS/PUBLICADOS/Publicados106.html

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Um Problema

Um problema
torna-se grande,
quando se lhe dá atenção,
torna-se pesado,
quando o avaliamos,
torna-se enorme,
quando nele giramos em
pensamento,
torna-se incomensurável,
quando o levamos muito a sério.

Um problema
torna-se pequeno,
quando o ridicularizamos,
torna-se leve,
quando o menosprezamos,
torna-se diminuto,
quando o ignoramos conscientemente
e desaparece,
quando o aceitamos.


Elisabeth Lukas e Michael M. Eberle. Tudo tem seu sentido. Editoras: Vozes e Sinodal, 1993.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CONTO DA MORTE

“Estava um persa rico e poderoso passeando certa vez pelo parque de sua casa em companhia de seu criado. Este se põe a lamentar que acabou de ver a morte ameaçando leva-lo. O criado implora a seu amo que lhe dê o cavalo mais rápido para se pôr imediatamente a caminho e fugir rumo a Teerã, onde ele queria chegar naquela mesma noite. O amo lhe dá o cavalo, e o criado parte a galope. Caminhando de volta para casa, o próprio amo se depara com a morte e passa a interroga-la: ‘Por que assustaste meu criado desta forma, por que o ameaçaste?’ Responde-lhe a morte: ‘Ora, não o ameacei! Nem quis assusta-lo. Apenas me admirei, surpresa com o fato de vê-lo aqui, pois devo encontra-lo em Teerã ainda hoje à noite!”

Viktor E. Frankl, 1991:58,59.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Profecias Feitas



“Existem profecias que se cumprem - não por terem sido certas, mas por haverem sido feitas, por mais curioso que isto seja.”

Elisabeth Lukas, Prevenção psicológica. Editoras: Sinodal e Vozes, 1992.
-x-x-x-
A imagem foi captada na net.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _